13/08/18
Com o objetivo de fortalecer a atuação profissional do Biólogo, o Conselho Federal de Biologia – CFBio lançou nesta segunda-feira, dia 13 de agosto, a campanha do Dia do Biólogo de 2018. A data é comemorada em 3 de setembro em homenagem à regulamentação da profissão, que se efetivou com a sanção da Lei nº 6.684, em 3 de setembro de 1979.
A campanha deste ano traz uma abordagem que valoriza o “olhar” transformador do Biólogo, profissional que tem revolucionado a ciência e que atua pela melhoria das condições de vida da população. Através de um jogo de imagens e da pergunta provocativa “O que você vê? O que o Biólogo vê” buscamos lançar luz sobre grandes contribuições que o profissional tem oferecido em suas mais diversas áreas de atuação.
Para isso foram elaboradas peças publicitárias que destacam a atuação do Biólogo em Meio Ambiente e Biodiversidade, na Saúde e na Biotecnologia e Produção. As artes possuem ainda um caráter de conscientização acerca de temáticas importantes, como o combate e a prevenção contra o mosquito da dengue, a proteção das abelhas e a realização de ações para preservar espécies que estão em risco de extinção.
Na primeira semana da campanha, entre os dias 13 e 19 de agosto, o enfoque vai para a área de Biotecnologia e Produção, com uma arte que enfatiza o trabalho do Biólogo na elaboração e produção de medicamentos para prevenção e combate de doenças, como é o caso do soro obtido a partir das toxinas de serpentes. A área também ganhou destaque na arte que mostrou um cabelo humano e olhar do Biólogo voltado para a genética.
Já na semana do dia 20 a 26 de agosto, foi abordada a atuação do Biólogo na área da Saúde, com peças que destacam a visão do profissional quanto à prevenção e ao combate do mosquito da dengue, bem como as contribuições para o avanço da ciência e da saúde humana a partir de estudos de células e de microrganismos.
A terceira semana da campanha (27 de agosto a 2 de setembro) enfatiza o olhar sistêmico do Biólogo na área de Meio Ambiente e Biodiversidade, como é o caso da compreensão da importância das abelhas e da onça-pintada para os ecossistemas e do risco de extinção da arara-azul.
A campanha está sendo publicada nas redes sociais do CFBio (Facebook, Instagram, Twitter e Google+) e de Conselhos Regionais de Biologia, bem como em dois grandes veículos de comunicação: a revista VEJA e a rádio CBN. Também serão divulgados SPOT em rádios comunitárias e um vídeo especial em homenagem ao Dia do Biólogo, que será publicado no canal do Conselho Federal no Youtube.
Acompanhe e compartilhe a campanha realizada nas mídias!
ELEIÇÃO CRBio-10 |